sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Viagem a extremo sul da América


As vezes me permito sair um pouco do vicio da escalada e fazer um programa alternativo. O programa desta vez foi uma viagem para Ushuaia, que é uma cidade que fica no extremo sul da América conhecido como “El fin del mundo”.

Ushuaia fica na base do inicio da cordilheira dos Andes, uma cidade com clima de montanha e de esportes radicais. O local tem duas estações bem destacadas que é o inverno e o verão. Eu estive em Ushuaia entre os dias 19 a 23 de setembro que pega o período final do inverno. Período ótimo para poder conhecer a estação de esqui Cerro Castor e praticar um pouco de esportes de neve.

Infelizmente tive apenas um dia pra poder curtir a estação de esqui e por indicação de alguns amigos eu optei em praticar o snowboard. Sem dúvida é um dos melhores esportes que já pratiquei, é viciante e possui muita adrenalina. Foi um dia inteiro de batalha contra o equilíbrio, controle da adrenalina e aprender as técnicas. O pior de tudo que tudo isso foi na cara e coragem, pois não queria gastar tempo e dinheiro com um instrutor. Peguei os betas com os locais que me deram algumas dicas de pistas / rotas.

Eu nunca tinha visto neve, nunca tia ido a uma estação de esqui, nunca coloquei uma prancha de snowboard no pé e também não falo um espanhol exemplar, ai já viu o que que deu. Na primeira uma hora que pratiquei praticamente fiquei no chão, era tombo atrás de tombo. Tinha pouco equilíbrio e quando ficava veloz demais e meio que me jogava no chão, pois não sabia fazer curvas fechadas ou frear. Mas como praticar snowboard era um sonho meu eu não desisti, caia muito e de imediato já levantava para continuar. No inicio eu brincava nas pistas de iniciante que tinha eu e algumas criancinhas de 03 a 10 anos, era meio estranho, mas foi la que aprendi a base e foram estas criancinhas que me ensinaram um pouco.

Para continuar aprendendo peguei lift (elevador) e fui para o alto da montanha, tentei me ousar em uma pista de nível intermediário e com pistas mais íngremes e velozes. Gostei muito destas novas opções de pistas, apesar de serem mais velozes e adrenantes as quedas eram suaves, pois a neve era mais fofa. Daí em diante viru um ritmo frenético, descer e subir. Mantive este ritmo durante 7 horas constante, para não perder tempo em ir ao restaurante para comer e beber algo eu utilizava o tempo de subida do lift para comer um Alfajor e comer neve, isto foi o suficiente para me manter sem fome e hidratado.

Comecei pegar o ritmo do esporte e da técnica. Já esta conseguindo concentrar bem sobre os movimentos e controlar a adrenalina. Ao final do dia estava esgotado e com câimbra nas duas pernas, não conseguia nem andar, mas sem dúvida foi um esforço que valeu a pena e que na minha visão eu sai muito melhor do que eu imaginava. Na estação de inverno de 2011 estarei novamente na neve praticando snowboard. É incrível.....

OBS: A cidade de Ushuaia é uma perdição para os consumistas, la é considerado uma região livre de impostos, então você consegue comprar de tudo e muito barato. Principalmente quando se trata de material para esportes radicais e produtos eletrônicos, s olhos ate brilham quando entra nas lojas.

Matéria escrita por: Felipe Castro “Kbção”

A viagem teve apoio: CONQUISTA, ADRENA, ROKAZ, AM420NIA E STONE

2 comentários:

  1. QUE IRADO KBEÇÃO!!! BOM REALMENTE PRATICAR OUTROS ESPORTES PRA ABRIR A CABEÇA!!!HUHUUUUUU... AMEI!!!! ESPERO Q TENHA CURTIDO BASTANTE!!!
    BJOCAS
    RAFA

    ResponderExcluir
  2. muito bom o relato, rachei de rir!!!
    é isso mesmo, o primeiro dia é muito sofrimento, depois é so curtiçao, vc vai ter que praticar de novo!!

    Abraçao,
    Alexis

    ResponderExcluir