quinta-feira, 25 de março de 2010

Expedição Patagônia 2010

A equipe foi formada pelos escaladores Thiago e Matheus Veloso (os gêmeos), junto com os fotógrafos Murilo Vargas e Leonardo Veiga, ambos de Minas Gerais. Percorreram 12 mil kilometros dentro de uma Mitsubishi L200 em busca de uma aventura no fim do mundo.
Seu destino foi El Chalten - Patagônia, Argentina, considerada uma das cidades mais famosas de montanha do mundo, onde se encontram as escaladas mais difíceis da Patagônia, nas montanhas Fitz Roy (3.375m) e Cerro Torre (3.102m).
A cidade possui o melhor sítio de boulder da Argentina, com os boulders mais difíceis da América do Sul. Alguns deles já foram concluídos por Thiago em 2008. A cidade é visitada por muitos escaladores fortes e famosos em busca dessse desafios.

El Chalten é um pequeno povoado de 400 habitantes, fundado em 1985, ao norte do Parque Nacional de Los Glaciares, em meio à imensidão dos campos, montanhas, lagos e geleiras da Patagônia Argentina, conhecido na Argentina como a capital nacional do trekking.
Grande parte dos viajantes estão atrás de trekkings ou escaladas, pois está localizada ao lado de duas montanhas consideradas por aventureiros como das mais belas do mundo: Cerro Torre (3.102 m de altura) e Cerro Fitz Roy (com 3.405 m de altura). Apesar de sua altitude relativamente modesta de 3.405 metros, o Fitz Roy é considerado por muitos alpinistas profissionais como o maior de todos os desafios do seu esporte, porque suas paredes verticais requerem técnica impecável para serem conquistadas. Ademais, o clima da região é excepcionalmente ruim e traiçoeiro, fato que já custou a muitos suas vidas.
Foram 30 dias de viagens. Sem muita sorte com o clima, muitos ventos fortes, chuva e frio. Mas conseguiram alguns dias bons, onde deu para escalar bastante.


No Caminho Para Patagônia Saímos de São Paulo dia 25/12 as 3:00h da madrugada. O 1º destino foi Corupa –SC, um novo sítio de escalada esportiva onde escalamos junto com o grupo de escaladores mineiros (Haddad, Fei, Kbça, Leozera, Mamão, Gustavo Fontes e Gustavo Veiga e outros) que por lá estavam.

Felipe Tavares escalando a via Perdeu Playboy em Corupá (graduação: 10b/10a)

A expediçao teve apoio da Mitsubishi, Webventure e STONE.

Texto adaptado:
Matheus Veloso no www.8a.nu
Fotos: Murilo Vargas
Leia mais em:
www.webventure.com.br/blogpatagonia

sexta-feira, 19 de março de 2010

Amnésia V13

"Apenas 8 movimentos, curto e grosso, em linha e com direito a dinâmico perdendo os dois pés no final...os 8 movimentos muito difíceis! Pra isolar cada movimento ja foi difícil."
Foi a descriçao do Felipe Camargo (Pikuira) para o antigo projeto da Serra da Piedade à 45 km de BH, encadenado dia 15/03 e denominado de Amnésia V13.

Leia mais sobre o boulder e assita um vídeo no blog do Felipe
Segue algumas fotos do Murilo Vargas